segunda-feira, 27 de abril de 2009

"Sugestão do Tripulante" (3) - À descoberta do Azulejo com a 718

Sabia que...
 
A carreira 718 veio substituir a então extinta 18 que ligava C.Ourique a Chelas. Actualmente esta carreira parte do I.S.E.L. e termina nas Amoreiras, mas pelo meio serve diversos bairros sendo que parte do seu percurso é abrangido pela carreira 742. Esta carreira está afecta à estação da Musgueira, mas “reside” em Cabo Ruivo, dado que é uma carreira fornecida por carros movidos a gás natural.

A cidade através da carreira...

Há já alguns meses que não deixava aqui no blogue sugestões para ocupar os seus tempos livres na cidade de Lisboa. Assim sendo, hoje optei por sugerir-lhe uma visita ao Museu do Azulejo, até porque esta semana foi-me procurado algumas vezes por turistas e porque estive lá há pouco tempo. Embora a sugestão desta semana recaia neste Museu e sobretudo nesta carreira (718), devo acrescentar que junto ao Museu passam também as carreiras 39, 742, 759 e 794.

A carreira 718 parte do I.S.E.L. em direcção ao Liceu D.Diniz onde inverte a marcha rumo a Cabo Ruivo e o primeiro ponto de referência que surge e que também é muito procurado sobretudo aos domingos, é a Igreja Universal do Reino de Deus em Chelas.

Para os mais aficionados pelos comboios e eléctricos, a paragem da Estação de Braço de Prata fica a poucos metros do C.E.C.F. – Clube de Entusiastas do Caminho de Ferro, mas se o dia é mesmo para o museu do Azulejo siga então viagem até Xabregas. Vai passar pelo Poço do Bispo, pelo Convento do Beato até chegar à Rua da Madre Deus onde se situa a sugestão desta semana.

O Museu Nacional do Azulejo é um dos mais importantes museus nacionais, pela sua colecção singular, o Azulejo, expressão artística diferenciadora da cultura portuguesa, e pelo edifício ímpar em que se encontra instalado, o antigo Convento da Madre de Deus, fundado em 1509 pela rainha D. Leonor. Este museu conta já com uma história longínqua...

Depois de visitar o museu e se ainda tiver tempo, pode apanhar de novo a boleia do 718 e descontrair-se um pouco no Centro Comercial das Amoreiras no novo espaço dedicado ao Chocolate. Não tem nada que saber! A paragem é a mesma onde saiu e pode seguir viagem até ao terminal que fica mesmo à porta do Centro Comercial.

Suba ao segundo piso e beba um café acompanhado de um bolo de chocolate na Cacao Sampaka, que descobri há umas semanas atrás enquanto desfrutava da minha hora de refeição. O resto do dia fica por sua conta como dizem os roteiros turísticos.

Votos de uma boa viagem e boas visitas!


Informações Úteis:
Museu do Azulejo -
http://www.mnazulejo-ipmuseus.pt/
Rua da Madre de Deus, 4
Qua a Dom 10-18h e Ter 14-18h
Entrada – 3 euros (Jovens e Idosos 1.5 euros)

Cacao Sampaka -
http://www.cacaosampaka.com
C.C.Amoreiras, Loja 2007
Funciona todos os dias das 10h ás 23h


Carreira 718 - Para consultar o horário desta carreira pode visitar o site da Carris
Fotos: Pedro Almeida / site MNA
Fonte: Site do Museu Nacional do Azulejo / A minha página Carris / C.C.Amoreiras

1 comentário:

APS disse...

Caro Rafael

No "post" que hoje apresenta estou muito contente pois dedica-o ao meu sítio, só é pena aquele emaranhado de contentores frente ao rio, provocando uma barreira pouco digificante.
A foto representa a Avenida Afonso III, que subi centenas de vezes, no tempo em que só existiam prédios no lado direito (quem sobe) e, mesmo assim, diferentes dos actuais.
Parabéns pela promoção do Museu do Azulejo, tenho o seu catálogo mas confesso nunca lá entrei.
Cumprimentos
APS

Translate