domingo, 18 de abril de 2010

Sugestão do Tripulante (7): Moinhos de Santana à boleia da carreira 28

"Amplos relvados e inúmeras árvores e arbustos, bem como a presença de um lago e cascata, convidam a um passeio pela rede de caminhos que percorre toda a área, encontrando na zona mais elevada uma ampla vista sobre a cidade", esta é a descrição perfeita para a sugestão desta semana do blogue «Diário do Tripulante», e para lá chegar basta apanhar o autocarro 28 que liga a Portela ao Restelo.

Sabia que...

A 27 de Fevereiro de 1956 entrava ao serviço mais uma carreira de autocarros da carris, com vista a servir a zona industrial de Cabo Ruivo, partindo da Praça do Comércio. Mas um ano bastou para esta carreira ver o seu percurso prolongado até Moscavide e o seu serviço a funcionar também aos Domingos e Feriados.

Mas depois de servir a população de Moscavide, chegou a altura de, em 1964 a carreira 28, vir servir também as nova urbanização do Restelo, tendo assim visto o seu prolongamento da Praça do Comércio ao Restelo.

Em 1999, um ano após a exposição mundial dos oceanos que decorreu em Lisboa e devido à reestruturação do serviço da Carris na Portela de Sacavém, a carreira 28 chega então à Avenida dos Descobrimentos onde ainda hoje efectua terminal, mantendo o terminal da Avenida das Descobertas, no Restelo, provando que esta carreira é mesmo das melhores para se descobrir Lisboa, dado que a percorre de uma ponta à outra.

A cidade através da carreira...

Foi das primeiras carreiras a receber os novos autocarros articulados recentemente adquiridos pela Carris, e logo por ai é uma boa razão para se viajar confortavelmente nesta carreira que liga a zona nobre de Belém à rica freguesia que fica à porta de Lisboa e que dá pelo nome de Portela que tem como vizinho principal, o Parque das Nações.

A carreira 28 tem portanto vários pontos de interesse ao longo do seu percurso e muito há para se visitar, desde o Mosteiro dos Jerónimos, ao Panteão Nacional que se avista da sua paragem em Santa Apolónia, passando pelo recinto que foi construído propositadamente para a Expo98 e que veio dinamizar toda a zona oriental da cidade.

Mas a sugestão desta semana do «Diário do Tripulante», recai uma vez mais sobre espaços verdes e ao ar livre. Um espaço de 5 hectares onde pode desfrutar de uma vista fantástica sobre o Tejo e a margem sul,no seu ponto mais alto que comporta dois moinhos e um miradouro.

Refiro-me então ao Parque Recreativo dos Moinhos de Santana. E se em Santana, na Madeira são as casas que caracterizam a região, aqui são mesmo os dois moinhos que "foram edificados para as freiras Dominicanas Irlandesas do Convento do Bom Sucesso, na Serra do Monsanto, em meados do século XVIII, numa altura em que cerca de cem moinhos eram responsáveis por moerem a farinha que abastecia a cidade. Os moinhos foram depois adquiridos pela Câmara em 1942 e reconstruídos entre 1964-1965".

"Em 1997, este parque é aberto ao público, como grande área de lazer e recreio, enquadrando os moinhos numa ampla zona verdejante com relvados, muitas árvores e arbustos, onde se destacam alguns exemplos da flora, como: o cipreste-da-Califórnia, a alfarrobeira, a amendoeira, a oliveira e o pinheiro manso"
, diz o guia Lifecooler.

Este Parque Recreativo dos Moinhos de Santana, dispõe de um conjunto de equipamentos lúdicos e desportivos destinados a várias faixas etárias da população, como restaurante, parque de merendas, parque infantil, pista de skate, ringue de patinagem e circuito de manutenção.

Conta ainda com um anfiteatro ao ar livre com capacidade para 180 pessoas. Para os mais pequenos o restaurante local tem também um equipamento de diversão sob a forma de um eléctrico que acaba também por se integrar no contexto do blogue. O parque localiza-se entre a Rua Tristão Vaz (onde deve sair do autocarro da carreira 28) e a estrada de Caselas, na Freguesia de S. Francisco Xavier, no Restelo.

As razões, são portanto, mais que muitas para respirar um pouco de ar puro neste recanto da cidade que fica na encosta de Monsanto e que é um local ideal também para os miúdos libertarem as energias de uma semana inteira de escola.
Se a tarde estiver agradável e tiver tempo pode ainda descer a Rua dos Jerónimos até Belém e lanchar na mais antiga fábrica dos Pastéis de Belém.

Informações Úteis...
O parque tem o seguinte horário:
Outono/Inverno - 1de Outubro a 31 de Março:- 8.30 às 18.00 Horas

Primavera/Verão - 1 de Abril a 30 de Setembro
- 9.00 às 19.30 Horas
Autocarros e eléctricos mais próximos do Parque, além da carreira 28:
18E, 714, 727, 732 e 751

Fonte: A minha página carris, de Luís Cruz-Filipe / Carris.pt / CM-Lisboa.pt / Lifecooler.com

1 comentário:

Luís disse...

bela descoberta rafael.
apesar de todo o meu percurso escolar ter sido feito por essas bandas só estive nesse parque uma vez e já foi há bastante tempo, se lá chegar agora de certeza que já não o conheço.
sem dúvida um sítio a visitar.
encontramo-nos por aí numa 15E ou 18E

Translate