segunda-feira, 8 de novembro de 2010

De bonde... para o Brasil

Clique na imagem para ler a entrevista
«O que têm em comum, um guarda-freio e uma empregada de mesa numa cidade como Lisboa?» A pergunta poderia ser descabida, se não estivessem o "Diário do Tripulante" e o "Pssht...ó menina", enquadrados numa reportagem conjunta da revista brasileira, CartaCapital. Este blogue conta o dia-a-dia nos eléctricos de Lisboa, enquanto que o blogue de Vera Agostinho relata os acontecimentos diários que se vão vivendo entre as quatro paredes de um restaurante no Chiado.

Sob o título «Diários Virtuais de Lisboa», a entrevista realizada pela jornalista Simone Cunha e fotos de Vítor Sorano, dá a conhecer «uma garçonete e um condutor de bonde que registram na internet impressões sobre turistas» e não só. 

Depois das entrevistas à TimeOut Lisboa, à revista LisboaCarris, ao RCP, ao Jornal de Notícias e das referências da Antena1 e do jornal Público, agora foi a vez da imprensa brasileira dar a conhecer ao outro lado do Atlântico o «Diário do Tripulante», o blogue que criei com o objectivo de dar a conhecer o dia-a-dia de uma profissão que muitas das vezes passa despercebida, mas que tem um papel fundamental na vida de uma cidade.

Na entrevista à Carta Capital, sabe-se portanto que os clientes espanhóis, são os que mais facilmente se identificam, quer seja no eléctrico ou na mesa do restaurante, e que em ambos os blogues há um q.b. de ironia. Em comum há também a área jornalística, dado que, «Ele [Rafael Santos] queria ser operador de Câmera e acabou em guarda-freio, em busca da estabilidade. Ela [Vera Agostinho] se formou como jornalista e não conseguiu emprego...», cita a revista.

A entrevista foi publicada na revista Carta Capital, edição número 620, de 4 de Novembro de 2010, a quem desde já renovo os meus agradecimentos pelo convite.

[n.d.r.: Digitalização, gentilmente cedida por Everaldo Ygor, leitor da revista e autor do blogue http://miniminimos.blogspot.com/ ]

4 comentários:

CR 35 disse...

Rafael! estás ver como Gf sabes exprimir por palavras o que estarias a captar com uma câmera!o que faz a globalização.Agora só falta tu e a Vera irem ao Programa do Jô .Boas viagens a bordo dos veículos da CCFL apanhando pelo meio as situações do dia a dia na cidade de Lisboa com uma pausa para o café servido pela Vera.Convém não esquecer a gorja para ela senão........

Unknown disse...

Acabo de ler as páginas de CartaCapital e, por essa razão, resolvi conferir os blogs. Pode esperar que vêm mais visita brasileira por aí =D

Ari Denisson disse...

Bom dia! Sou do Brasil e li a matéria no site da CartaCapital. Achei muito ineressante mesmo a ideia de vocês de compartilharem experiências de seus ambientes de trabalho. Muito interessante, diferente etc. Parabéns.

Rafael Santos disse...

Os meus agradecimentos ao CR35 e em especial aos visitantes de além-mar, Letícia e Ari.

Voltem sempre para estas viagens cybernauticas.

Translate