terça-feira, 8 de junho de 2010

O guarda-freio (ladrilhador) na carreira 25E

Se há publicidades que marcam e merecem ser destacadas. Esta é certamente uma delas. Além de criativa, é apelativa e chama a atenção. Não admira portanto que andar com um eléctrico repleto de azulejos, também eles símbolo de um país que os «usou como suporte para a expressão artística durante mais de cinco séculos. De forte sentido cenográfico descritivo e monumental, o azulejo é considerado hoje como uma das produções mais originais da cultura portuguesa», por isso mesmo, a SuperBock e a Egeac, decidiram decorar dois eléctricos com uma réplica de peças quadradas de cerâmica.

Até aqui tudo bem! Não foi necessário carregar baldes de massa, nem a presença do ladrilhador, mas o certo é que para que sejam vistos pelas ruas de Lisboa, são necessários guarda-freios, e se em muitos casos, são os artistas das obras de arte os mais procurados, aqui quem aparece na fotografia é o guarda-freio. Sobretudo se tivermos em conta a perseguição que me foi feita esta tarde na Estrela. E porquê?, pergunta naturalmente o leitor... Para tirar fotografias aos azulejos da marca de cervejas que convida a festejar as festas de Lisboa.Não sei se o fotógrafo em questão, estava contratado pela Egeac, pela Carris ou até mesmo pela SuperBock, o que eu sei é que entre a Rua João de Deus e a Rua Ferreira Borges, não se ficou apenas pela fotografia, mas sim pelas várias fotografias que foi captando, intervalando os click's na máquina com a corrida em busca de ângulos e cenários diferentes. E até a corda do trolley foi por si ajeitada para que não sujasse os "azulejos".

E se nos azulejos se pode ler o conselho da marca de cerveja, «Seja prudente. Beba com moderação», é caso para dizer «Seja prudente. Fotografe, mas com moderação». Sem correrias aqui vos deixo a fotografia possível do referido eléctrico, captada com o telemóvel enquanto aguardava a hora de partida rumo à Rua da Alfândega, na carreira 25.



Boas viagens e boas festas de Lisboa!


Fonte sobre o tema azulejos: wikipedia

6 comentários:

Bruno Rodrigues disse...

Bom dia caro colega! Espero que esteja tudo bem, e que a linha o leve sempre por bons caminhos! Ainda me recordo de ti dos tempos da musgueira, apesar de ter apenas 1 ano de companhia, presenciei a tua ascensão em direcção ao sonho que ja reparei sempre teres tido. Mas o que me leva a escrever este comentario é o seguinte, já reparaste, com certeza, na publicidade que os electricos têm do "Be stupid" e, fiquei muito surpreso, por pensar que afinal os vários anos de ingles que temos na escola não me terem ensinado nada... Vim para casa pesquisar, e... Não é que afinal acho que tenho razao, na publicidade diz: "Be stupid" e por baixo podemos ver a suposta tradução: "Sê louco"... Consultei um dicionário onde se lé que "Stupid" é: estúpido, asinino, burro, imbecil, néscio, obtuso, idiota, tolo... Dificilmente é louco... Claro que a publicidade não é directamente realizada pela carris, mas uma vez que esta a ostenta, e nos electricos que servem tantos visitantes estrangeiros na nossa Lisboa, tem umas palavras tão pouco sugestivas... Já alguém te comentou algo acerca disso? Estrageiro por exemplo? Em tom de piada, e apenas por curiosidade o nosso ingles está mau ou, alguém pos os pés pelas mãos? ehehe Abraço caro colega, e continuação de uma boa condução, tanto pela linha de ferro como pela linha onde escrevemos cada palavra acerca deste nosso bom portugal.

Rafael Santos disse...

Boas Bruno,

Sobre essa publicidade, posso dizer-te que todos nós guarda-freios já a comentámos por essas mesmas razões e leva-nos a querer que quem fez essa tradução pensou exclusivamente naqueles actos de loucura que levam à estupidez. Mas talvez a loja Diesel no Lg.Camões nos consiga um dia explicar quem traduziu aquilo..

Abraço

Rafael

CR 35 disse...

Rafael,os azulejos andantes têem pinta! por isso não admira a insistência do camone!e hoje parece que estavas com saudades da Roda!?e já agora para os mais distraídos ,o verdadeiro dia dos NAMORADOS é dia de SANTO ANTÓNIO em que se oferece um mangerico à namorado ou namorado com uns versos sérios ou a cair para o brejeiro,boas sardinhadas com uns fados à mistura a bordo de um amarelo da CCFL.

Rafael Santos disse...

Boas,

Saudades da roda, não! Da 35 algumas :P Mas estou na minha praia. Cada vez gosto mais de andar na linha!!!!

Boas Festas!

equipier disse...

Boas
epa eu vi o homem na estrela a correr atras de ti para a foto lololol
Ele depois veio ter conosco a perguntar pela 28x10 que era o outro carro com essa publicidade para lhe tirar umas fotos como ele era portugues e so estava interessado nesses dois carros em particular so posso pensar que estaria a tirar as fotos para a marca de cervejas ou para o EGEAC.

Abraço

Nuno Pato disse...

De facto este tipo de arte é exclusiva dos portugas. A pintura em azulejo!

Translate