A carreira 708 foi integrada na Rede7 em 2006, substituindo a então conhecida carreira 8 que ligava a Praça do Chile à Encarnação desde 1949, ano em que foi inaugurada. Seguiu-se depois em 1966 um prolongamento da linha até Moscavide, numa primeira fase de forma parcial, tendo o seu percurso aumentado conforme aumentavam também os arruamentos que iam crescendo nesta zona oriental da cidade. Mas em 1970 a carreira via novamente o seu percurso ser aumentado e desta feita, mais no centro da cidade, com a substituição do percurso até então da carreira 8 mas de eléctricos, carreira esta que ligava o Rossio ao Apeadeiro do Areeiro e que viu o seu fim com a chegada da linha verde do metropolitano.
A carreira 8 que fazia M.Moniz-Moscavide, viria então em 2006 integrar a Rede7, com a nova e actual designação de 708 circulando entre o Martim Moniz e o Parque das Nações-Norte. “Se por um lado trouxe benefícios, nomeadamente nas ligações do Parque das Nações ao resto da cidade e no novo serviço nocturno nos Olivais, também levantou alguma polémica pelo abandono de algumas ligações existentes desde a criação do bairro e pelo percurso pouco directo”.
A cidade através da carreira...
Mas é precisamente no Parque das Nações que incide a sugestão desta semana. Local habitualmente escolhido para desfrutar de uma bela tarde de Sol, é também o sítio certo para a prática de desporto ao ar livre, dada a sua extensão, jardins e espaços que se conseguem manter um pouco afastados da confusão do trânsito e da poluição de uma cidade cada vez mais saturada.
Partindo então do Martim Moniz, local de grande agitação armazenista, nomeadamente por comunidades chinesas e indianas, a carreira 708 serve toda a Avenida Almirante Reis, sendo actualmente o único autocarro a ligar o Martim Moniz ao Areeiro. Se nesta parte do percurso a maioria dos passageiros são de idade mais avançada, já daqui para a frente a procura é generalizada. A proximidade ao Aeroporto de Lisboa e a passagem por algumas empresas sediadas na Marechal Gomes da Costa, fazem com que a procura desta carreira seja abundante em horas de ponta.
A zona dos Olivais também continua a receber a visita do 708 e daqui até à Estação do Oriente é um abrir e fechar de olhos num caminho que se faz acompanhar de uma ciclovia, alternativa possível também para esta sugestão da semana.
Passada a Estação do Oriente onde é possível o transbordo com várias carreiras da Carris e com a CP, o 708 sobe parte da Av.Dom João II em direcção ao Parque das Nações-Norte, não sem antes passar pela Alameda dos Oceanos e pelo Rossio Levante. Chega então ao Passeio do Tejo onde termina esta carreira. Recordo que o transporte de bicicletas é válido na 708 inserido no serviço BikeBus que a Carris lançou em 2007. As carreiras Bike Bus funcionam 7 dias por semana, no horário específico de cada carreira.
Vamos ao desporto!
Agora que já está no local certo, se levou bicicleta, siga em direcção ao Parque das Nações- Sul e desfrute da urbanização que substituiu uma lixeira, por ocasião da Expo’98. Pode depois regressar ao ponto de partida e voltar para casa no 708, mas como acredito que vai entusiasmar-se com a pedalada, pode também regressar ao centro da cidade de bicicleta, continuando pela Av. Infante Dom Henrique.
Mas se pedalar não é o seu forte e se nem bicicleta levou, opte então por uma caminhada pelo Parque Tejo, e se gosta de fotografia pode igualmente levar a sua máquina e desfrutar das belas paisagens que se conseguem obter sobre o estuário do Tejo com a Ponte Vasco da Gama a marcar presença. Relvados não faltam pelo Parque das Nações e há também campos de Ténis para os aficionados das raquetes.
Se ainda assim, nada lhe agradou, e se não é amigo de fazer desporto, pode aproveitar para passear à beira Tejo. Desça em direcção ao Centro Comercial Vasco da Gama. Daí à Estação do Oriente é um pulo e lá pode apanhar o 708 para voltar ao centro da cidade. Alternativas não faltam para uma tarde bem passada no Parque das Nações, com a ajuda dos transportes públicos.
Fique ainda a conhecer a restante rede BikeBus Carris aqui: http://www.carris.pt/fotos/editor2/mapa_bike_bus.pdf
Fonte: a minha página carris, de Luís Cruz Filipe / www.carris.pt
Fotos: Rafael Santos
3 comentários:
708 com OC500? Agora já vi de tudo... Se há motivo para gostar desta carreira é graças aos B7L. Eheheh
Aproveito também para lhe dar os parabéns pelo blog!
Anónimo,
Obrigado desde já pelo seu comentário e respectiva visita. Quanto ao OC500, era habitual há uns anos atrás nessa carreira.
Cumprimentos,
Rafael Santos
de facto esta carreira tem uma rota bastante interessante, para quem quiser conhecer a parte mais "nova" da cidade. Parabéns pelo blog...
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