quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

Na 25E a viajar para Buenos Aires

«Última chamada para a viagem com destino à R.Alfândega. Senhores passageiros dirijam-se à porta de embarque por favor...» . Poderia ser assim o anuncio da partida da paragem dos Prazeres pelas 14h10 desta quinta-feira, até porque seria aqui que surgia a primeira pergunta do dia na carreira 25E. Sem o "boa tarde!", que já é normal nos tempos que correm, a passageira que vinha do cemitério dos Prazeres, onde calculo não tenha tido prazer algum, surgiu após uma curta corrida e quase sem fôlego perguntou «vai para Buenos Aires?»

Óbvio que a cliente em questão, queria ir para Lapa, mais precisamente para a Rua de Buenos Aires, mas por instantes viajei por completo para todos os lados menos para a Lapa, claro está. Disse-lhe que iria certamente passar na rua em questão, e não deixei no entanto de lhe dizer também que «não me importava nada de ir para Buenos Aires». A senhora sorriu e disse que também não se importaria nada de viajar. O tema acabou por gerar conversa durante a viagem entre os restantes passageiros. Havia opiniões para todos os gostos e os que gostavam de andar de avião e os que nem sequer queriam experimentar.

A viagem ganhou asas e o certo é que chegados à rua em questão a cliente manteve-se sentada, afinal de contas ela de Buenos Aires não devia querer nada. O resto da tarde custou a passar sobretudo porque o eléctrico acabou por não ganhar mais asas para voar para outros destinos que não a Rua de Alfândega e os Prazeres. Depois veio um pouco de chuva que a juntar-se às folhas arrancadas das árvores pelo forte vento que se fazia sentir,  tornaram a linha num autêntico escorrega, suficiente para causar alguns sustos numa carreira onde eles acabam por estar sempre presentes, seja pela porta inesperada de um carro que se abre, ou pelo peão que decide aparecer no meio dos carros da Rua de São Paulo. 

Uma tarde igual a tantas outras nesta carreira que esgota psicologicamente qualquer tripulante, sobretudo quando o serviço é no último dia de trabalho da semana. Seguem-se finalmente as folgas.

[n.d.r.: Imagem de TimeOut Lisboa]

1 comentário:

CR 35 disse...

Lisboa tem este lado lúdico! passear por várias zonas do globo ...de eléctrico ,até à Estrela se pode ir !

Translate