segunda-feira, 10 de novembro de 2008

742 - Mais do mesmo...

Início de semana depois de três dias de folga e com muito pouca vontade, mas como estar parado também chateia, há que pensar de forma positiva e que até há trabalhos bem piores que o meu...

Estava escalado para a 742 e lá fui eu logo pela manhã, rumo a Alcântara - o local de rendição. Rendi com destino ao B.º Madre Deus e a primeira parte do serviço correu ás mil maravilhas, mas ainda assim, tive de reportar uma avaria na folha azul. A caixa de velocidades do 4061 estava a dar umas pancadas nas passagens e hoje já terá uma olhadela do pessoal das oficinas.

Pausa de 2 horas das 13h50 ás 15h50 e nada melhor que render na P.Chile, que sempre dá para ir até casa, comer em condições e descansar um pouco. Mas o melhor ainda estava para vir...

É caso para dizer que a 742 é pau para toda a colher. Nesta carreira acontece mesmo um pouco de tudo e aparece de tudo. Há sempre episódios para contar e muitos nem dão para acreditar.

Ser motorista de um autocarro é também por vezes, uma prestação de serviço social. Já na segunda parte do serviço, parto da Madre Deus a determinada hora do dia, que já não me recordo, depois de ter visto tantos acidentes pelas ruas de Lisboa, e na Paragem do Alto de São João, entram uma série de pessoas.

Umas dizem boa tarde outras nem olham para mim e alguns até «fogem» para a retaguarda com receio que solicitasse o titulo de transporte. No meio desta confusão toda entra uma velhota e uma rapaz, a velhota senta-se e o rapaz permaneceu junto ao validador da frente.

A viagem foi decorrendo e 3 paragens à frente, o rapaz pergunta-me se vou para a Ajuda. Respondo-lhe que sim!... Mais uma paragem e nova pergunta: "Quando chegar-mos ao Palácio da Ajuda, deixa-me sair pela frente?"

Nem quis acreditar, e logo percebi que ia ter ali aquele rapazito a interferir a minha visibilidade com o espelho direito. Como não gosto de ser indelicado - mas ás vezes tem de ser... - pedi-lhe que pelo menos se chegasse atrás para poder ver o retrovisor.

Entretanto chego a Campolide e como me apercebi que já devia estar um pouco atrasado, dada a quantidade de carros com uma pessoa que insistem em criar filas de trânsito, consultei a chapa do horário e ele observa e questiona: "-Para que é isso aí?" ... entretanto apercebo-me que o rapaz era um pouco atrasado e lá dei um desconto, com a minha dose de paciência e expliquei-lhe que era um horário como ele devia ter na escola.

E de imediato fico a saber parte da vida do rapaz. Já tinha concluído os estudos e estava agora a tirar um curso de carpintaria. E acrescentou... "Pensava que isso aí - a chapa horária - era o Totobola! Tem quadradinhos..."

Estava entretanto desejoso de chegar ao Palácio da Ajuda e já bem perto do seu destino diz-me: " Hoje vou jogar á bola aqui no relvado do Palácio, onde estão os GNR. E ontem marquei um golo que nem sabes como foi... Um golo tabela como ninguém ainda marcou..." e lá sai ele contente da vida por ter dado uns dedos de conversa com o motorista. A velhota, essa, era a sua avó que me pediu desculpas pela chatice do neto.

Termino a Viagem no Casalinho da Ajuda, já atrasado e sigo de imediato para o B.º Madre Deus. Em santo Amaro uma carrinha avaria-se na linha do eléctrico e o caos estava instalado em pleno Calvário...

O suficiente para atrasar de novo a carreira em 10 minutos. Já na Madre Deus a Central Comando de Tráfego, manda-me levar bandeiras de Alto Santo Amaro, pois o atraso já não dava para ir ao Casalinho. E para ajudar e terminar da melhor maneira este dia...

Vou a passar o EPL de Lisboa e nova chamada da Central...

«Sr.Motorista, temos uma interrupção na Rua de Campolide, portanto a seguir à Churrasqueira, em vez de virar á esquerda, siga em frente pelo percurso da 702 e ao fundo vire á esquerda, para ir ter ao Arco do Carvalhão.»

A confusão não podia ser mais. Uma rua que mal suporta a passagem da 702, acabava por ver passar por lá os 742, os 701, os 12.... Ruas apertadas, carros mal estacionados até que se chegou a um ponto que nem para trás nem para a frente...

Foram 20 minutos ali parados á espera que alguém desse mais um jeitinho aqui e outro ali.

Entretanto lá passamos com a ajuda de uns e de outros e até deu para suar um pouco com as manobras apertadas. Cheguei ao Alto de Santo Amaro ainda mais atrasado e rendi em Alcântara. Por hoje chegou. Amanhã espero que seja mais calmo, porque pelo menos a carreira é bem melhor - 708

1 comentário:

APS disse...

Caro Rafael Santos

Em primeiro lugar os meus parabéns pelo novo visual!

Tenha paciência... ainda é novo e tente levar "a Cruz ao Calvário"
um abraço
APS

Translate