Haviam em 1947 cerca de 463 eléctricos ao serviço dos passageiros, contra os 72 autocarros existentes, mas por chegar estavam mais 73 autocarros, enquanto que nas oficinas da Carris construíam-se mais eléctricos. Nesse ano o serviço de autocarros havia transportado cerca de 5 milhões de passageiros, oferecendo assim, - e permitam-me a linguagem política um dia depois de uma noite eleitoral - uma maioria absoluta para o transporte eléctrico que havia transportado cerca de 259 milhões de passageiros.
Promessas ou não, o certo é que alguém volta a falar numa futura aposta deste meio de transporte que é mais económico, menos poluente e mais rápido, isto claro está se forem criadas as condições necessárias à sua circulação, como acontece nas principais cidades europeias, onde a aposta é cada vez mais neste meio, e onde funciona.
Politicas à parte, o essencial e o que importa referir é que apesar de hoje serem apenas cinco as carreiras resistentes, os eléctricos continuam a ser o bilhete postal desta cidade e continuam a fazer parte da história da própria Carris, até porque foi aqui que tudo começou - no modo eléctrico. Com melhores recursos e com uma forte aposta numa renovação da frota, os autocarros têem contudo vindo a ganhar adeptos e a ultrapassar barreiras e como eles andam por ai atravessando a cidade de uma ponta à outra, resta-me ficar por aqui nos dados históricos e rumar para mais um dia de trabalho num dos autocarros da cidade...
Boas Viagens!
Imagem: blog «Rua dos Dias que Vooam»
8 comentários:
(604@clix.pt)caro colega deixo esta morada para que possas dar uma vista de olhos.refere-se a um blog motorista stcp.(porto)
Faltou o link, motorista :)
Sou suspeito, sou adepto do eléctrico e muita gente conhece o que penso em relação a este meio de transporte na cidade de Lisboa.
Sabe bem ver imagens do antigamente em que o eléctrico era o meio de transporte de muita gente.
Grande abraço.
Infelizmente há muita gente que não pensa assim André, por isso penso que o eléctrico é decididamente um veículo em vias de extinção... (Sim porque também os que andam agora não duram para sempre...
Saudações a todos.
Os da nova geração então, devem estar quase a dar o berro. Todos os dias quase 24h a bombar...
Já agora, os eléctricos tem mais manutenção que os autocarros, certo?
Grande abraço.
BusOrganist,
Disseste bem quando dizes que INFELIZMENTE há muita gente que não pensa assim.
Contudo quem pensa minimamente e olha que não é preciso pensar muito, vê que um transporte que não emite CO2 é muito mais amigo do ambiente.
Os governantes deste pais deviam era por os olhos nos grandes exemplos europeus e apostar no eléctrico, mas como o autocarro «enche» sempre mais os bolsos a uns quantos...
E não em alongo mais para não causar má impressão... :)
Abraço
http://amdstcp.blogspot.com
pronto pá, também queres o rabinho lavadinho com água de rosas? :-) , era só procurar no google pá! fazias como eu.
aviso já q se tiveres as mesmas ideias reinvidicativas deste colega corres o risco de já não ires para guarda-freio, ah pois é! eh eh eh.
um colega.
E era uma festa .Levavam-nos ao Jardim Zoológico em eléctricos abertos, íamos da Cruz Quebrada ao Terreiro do Paço, e o" carro operário", de madrugada,para ir para o liceu, ali para belém? Adoro o teu blog, mas quero avisar-te do seguinte:tive um amigo que ficou esquizofrénico , amava tanto os autocarros que os começou a tratar por "irmão 55", "irmão 38", e fazia grandes correrias ao lado dos "irmãos" por lisboa fora.Que tal?
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