sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Uma guarda-freio na reportagem «Mulheres ao Volante» na SIC

«Mulheres ao Volante», foi um dos temas escolhidos no programa de ontem da SIC, "Boa Tarde" apresentado por Conceição Lino. De uma camionista a duas taxistas, a reportagem abordou também a profissão do guarda-freio que até há uns anos atrás era apenas desempenhado por homens, mas que nos tempos que correm, é cada vez mais exercida por mulheres. Para quem não viu, aqui deixo o excerto da entrevista com a Tânia Vasco, uma guarda-freio que como eu, cresceu no meio dos eléctricos, nomeadamente da carreira 28E, que é a sua preferida.

Não deixa de ser curioso de observar que os passageiros que vão entrando no eléctrico, não reagindo sequer ao «Bom Dia!» que de forma simpática a Tânia vai soltando. Algo que até já vai sendo normal, assim como os automobilistas que estacionam os seus carros e ficam sempre à espera que o guarda-freio lhe dê as indicações finais para que o eléctrico possa continuar o seu caminho, servindo a população que se desloca para a escola ou para o trabalho, ou simplesmente para servir de companhia aos que não têm com quem falar. Uma reportagem bem elucidativa do que é por vezes o dia-a-dia de quem não anda ao volante, mas aos comandos de um veículo que nem sempre é respeitado pelos outros utentes da via, mas que faz cada vez mais parte da imagem da cidade. 


Boas viagens a bordo dos eléctricos da CCFL.

3 comentários:

CR 35 disse...

Ui! como ela está nervosa! mas esteve bem ! risco de despiste?então uma giraça a conduzir uma casinha amarela!

Anónimo disse...

Conheço esta miúda há muitos anos... Fiquei feliz por poder vê-la... É um encanto esta miúda a falar, eu tinha longas conversas com ela no seu antigo trabalho, onde era uma "escrava", força TANIA continua a fazer aquilo que gostas, eu agora vou pouco a Lisboa, mas quando for, lá vou eu no 28... Carlos Almeida - O DA GRAÇA - Auto Montes Claros.

kitty disse...

LOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOL eu nem comento!!!! será que é mesmo a Tania que eu conheço???

Translate