Estimado passageiro,
A Carris prepara-se para fazer novas alterações à sua rede e é já no próximo Sábado, depois da abertura do prolongamento da linha vermelha do Metro de Lisboa, que entrou em funcionamento esta Terça-feira. Agora o centro da cidade passa a estar ligado através de uma linha que se prevê ser utilizada por mais de 400 mil passageiros por mês e durante o ano.
Assim sendo prevê-se que a procura pelos transportes de superfície quebre um pouco e as alterações por parte da Carris incidem sobretudo nas carreiras que servem o Aeroporto da Portela. Ou seja, a partir do dia 21 de Julho de 2012 a carreira 745 é extinta, sendo grande parte do seu trajecto assegurado pela 783 que será operada com os autocarros articulados provenientes da 745, alternando o seu terminal a norte entre o Prior Velho e a Portela. A carreira 22 passa a designar-se 722 e vê o seu trajecto encurtado à Praça de Londres, e quanto a encurtamentos, surge também a 44 que se junta à rede 7 com um encurtamento ao Marquês de Pombal à semelhança do que já acontecia aos fins-de-semana, passando a designar-se 744.
Quem deixa também as ruas de Lisboa é o 21. Já a carreira 79 passará a designar-se de 779 e vê o seu trajecto alterado na zona dos Olivais, com vista a fazer ligação à estação do metro da Encarnação. As restantes alterações incidem sobretudo na adopção do "7" nas carreiras 25,28,30,34, 36 e 54 que passam a designar-se 725, 728, 730, 734, 736 e 754.
Por fim regista-se um prolongamento, o da 708 que passa a servir o colégio Pedro Arrupe no Parque das Nações-Norte.
Estas alterações, irão certamente causar melhorias para uns e transtornos para outros, pelo que é aconselhável a consulta prévia das alterações no site oficial da Carris em www.carris.pt
6 comentários:
Hoje cheguei à paragem e lá estava a confusão armada perante o aviso colocado (45 vs 83): "Mas agora vamos à Portela? Isto anda tudo maluco...";"Pois eles não têm respeito nenhum p'la gente que andamos a trabalhar"; Outra dizia: "Não, o 83 é que vai fazer outra volta..."; "Já disse ao meu marido para hoje ir à Junta"; "Ó (respondia outra) o Presidente tá de férias..."; "E os motoristas vão todos para a rua?"... Enfim, gerou-se a confusão e os nervos à flor da pele como se costuma dizer. Lamento estas sucessivas alterações cujo resultado é sempre o mesmo: menos oferta. Pode ser comum mas é a verdade: cada vez se paga mais e se tem menos. Se não pagamos o verdadeiro preço pelo transporte? Pagamos sim, através dos impostos (cada vez mais pesados) que servem exactamente para sustentar aquilo que deveria ser o verdadeiro serviço público para o cidadão e não para outros projectos que ninguém vê. O metro não é solução para todos os problemas, uma boa rede de autocarro é perfeitamente compatível com uma boa rede de metro para uma cidade que se diz moderna e turística. Retirarem alternativas de meios de transporte é mau para quem trabalha, é mau para quem visita a cidade, etc. É certo que é notória uma menor procura acumulado com uma quebra de receitas mas muito se deve ao desemprego e à falta de dinheiro de alguns para comprar um título de transporte mas, como tudo, esta fase também há-de passar e haverá novamente procura. Adeus 21, outro "alicerce" dos Olivais a acabar sendo certo que o 44, quer dizer, o 744...para a isso se prepara também tá visto. Mais parece o princípio do fim da Carris.
PS: Fica o meu protesto, deveria ter ficado 45 e não 83 já que é a carreira mais antiga mas pronto.
cortares a 22 à Praça de londres é inteligente....mais uma para acabar!
cortarem a 22 à praça de londres é de génio...não serve ninguém! e com o metro ali ao lado.
Como é possivel cortarem a carreira 745 que liga o Prior Velho ao centro da cidade. Se queriam fazer alterações encurtassem a carreira. O Metro chegou ao Aeroporto não ao Prior Velho. Este vai ficar sem carreiras para levar os milhares de pessoas que todos os dias se deslocam para o centro da cidade. O Metro não faz o trajecto da carreira 745. Esta sim poderia ser encurtada e ir apenas até ao Saldanha ou Marques de Pombal, pois ai sim existem muitos alternativos. Já por vezes era dificil a deslocação, não sei como vai ser.
Não dá para entender como nada foi feito. O baixo assinado que foi em tempos efectuado foi impulsionado pelos moradores e não por quem se candidatou a gelar pelo interesses locais.
Afinal a CARRIS não ouviu a população que é quem faz com que esta empresa continue a laborar.
Caro Anónimo (19/07/2012, às 09.54),
O Prior velho passa a ser servido pelo 783 que passa a ir também ao Prior Velho alternadamente, segundo as informações disponibilizadas.
Cumprimentos,
Rafael Santos
Péssima opção a de extinguirem a 745 e a 21, mas enfim...
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