terça-feira, 7 de agosto de 2012

[Foto-Reportagem]: Meu querido mês de Agosto...

Longe vão os tempos em que Agosto em Lisboa era sinónimo de calma e ruas vazias. Em que os turistas, pareciam ser os únicos habitantes de uma cidade que via seus habitantes rumar para outras freguesias. Os transportes também eles em número mais reduzido, limitavam-se a estabelecer ligações a quem não tinha hipóteses de gozar férias ou a quem não tinha outro remédio se não passear em Lisboa num transporte público. Os tempos mudaram, assim como os hábitos de quem vive uma crise da qual não se avista fim. Não se vai para outra freguesia e as férias são passadas em Lisboa com idas à praia ou ao parque. Com idas ao cinema ou ao teatro, ao museu ou ao centro comercial e num instante estamos transformados em turistas de pé descalço. 

Hoje e porque às vezes também é bom ser turista ainda que da própria cidade, passei na Baixa, subi ao Marquês de Pombal, fui a São Sebastião, desci ao Chiado e passei pela Bica. Vi turistas, portugueses, Lisboetas, nortenhos, novos, velhos, e para casa trouxe algumas imagens que provam que Agosto em Lisboa já não é como era...

Ascensor da Glória - Monumento Nacional

A procura é muita neste Ascensor que liga os Restauradores ao Miradouro S.Pedro de Alcântara

A descer a Calçada da Glória

O sub-carregado 736 após encurtamento do 744 ao Marquês Pombal

E mais turistas continuam a chegar a Lisboa com o AeroBus

Enquanto outros se passeiam no circuito Olissipo da CarrisTur

E outros viajam alegremente no eléctrico 28

No Chiado com o eléctrico mais emblemático de Lisboa

Sempre com os taxistas a fazerem de qualquer espaço uma praça

No Calhariz com o 28 em direcção à Graça


E de volta aos carris, o Ascensor da Bica...

... para dar cor a esta rua da Bica

Com lotação esgotada
No meio do caótico trânsito da Rua da Conceição

E com a sempre procurada carreira 28E

A contrastar com a sempre congestionada Rua do Arsenal

E assim é o actual mês de Agosto em Lisboa.

2 comentários:

CR 35 disse...

Que mês de treta,a praça que devia ser o local mais aprazível para quem nos visita ...é e vai ser um estaleiro.Onde andam os opositores que estão na CML.Mas ao menos os Biffas e Avec's têm uma paciência de Santo para esperarem por dois eléctricos com capacidade limitada para darem uma voltinha.Não sabemos explorar o que de bom ainda nos resta.

N1981S disse...

o 736 assim que encosta à paragem no Cais Sodré até que arranque, são 10n minutos até que os passageiros entrem na totalidade. Não sei onde é que esta gente tem a cabeça, mas um globo de ouro já mereciam!

Translate