O dia acaba, a noite começa. Os turistas recolhem aos hotéis e os lisboetas retornam a casa para recuperar forças para o dia seguinte. Mas para que tudo funcione no dia seguinte, há quem saia de casa quando outros entram. Há quem passe frio enquanto outros estão no quente do lar. Há uma cidade que não dorme, mesmo perante o silêncio da noite. Os candeeiros acesos iluminam as ruas agora vazias, livres finalmente do intenso trânsito, das buzinas, do movimento de pessoas de um lado para o outro. Pelas ruas de Lisboa, circulam agora os veículos da recolha do lixo, alguns táxis e autocarros, carrinhas de pão, e de jornais.
Os eléctricos descansam em Santo Amaro as poucas horas que têm disponíveis ao longo das 24. Os carris onde circulam durante o dia, são então vigiados durante a noite e lá está o pessoal afecto às vias e obras da Carris, a lubrificar agulhas, a rectificar curvas, a limpar os carris, a montar e substituir as linhas que no dia seguinte vão originar um chiar ao passar das rodas dos eléctricos, que voltam às ruas após as 4H50. O tempo para os reparos é pouco e tudo tem de ser feito longe da confusão diária do trânsito lisboeta. Um trabalho por vezes esquecido, mas precioso e que o «Diário do Tripulante», não quis deixar cair em esquecimento, através de um vídeo gravado pelo entusiasta David Gourlay.
Trabalhos que terminam quando outros começam o dia, quando no bar da estação, os pratos de moelas e as bifanas se juntam ao copo de leite com a sandes de queijo, onde por instantes, se cruzam mecânicos, soldadores, limpa-vias, tripulantes e por vezes inspectores.
Trabalhos que terminam quando outros começam o dia, quando no bar da estação, os pratos de moelas e as bifanas se juntam ao copo de leite com a sandes de queijo, onde por instantes, se cruzam mecânicos, soldadores, limpa-vias, tripulantes e por vezes inspectores.
O «Diário do Tripulante» agradece ao entusiasta David Gourlay, a partilha deste vídeo, que mostra o outro lado dos eléctricos de Lisboa.
2 comentários:
Fantástico!por vezes esquecemos que existem outros factores por detrás dos eléctricos .E adorei ver que ainda se usam os métodos antigos para soldar ou encher as juntas dos carris,de facto muito bom .Será que também haverá em vídeo mais preciosidades destas!?
Partilhei com o David, esta e outras aventuras nocturnas, com algumas directas da minha parte, mas valeu sempre a pena. E aqui foi barriga cheia, com estas obras...
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