quinta-feira, 15 de setembro de 2022

Carris celebra 150.º Aniversário com várias iniciativas na cidade de Lisboa

A Carris celebra no próximo dia 18 de Setembro de 2022 o seu 150.º aniversário, mas já anda há algum tempo a celebrar estes números redondos com diversas campanhas e iniciativas, porque não é todos os dias que se celebram 150 anos de vida nas "voltas que a cidade dá", que é precisamente o mote destas comemorações. 

As velas apagam-se a 18 de Setembro, mas as luzes ligam-se já amanhã, dois dias antes, através de uma obra de arte urbana, da autoria de Bordalo II, que será inaugurada na próxima sexta-feira, 16 de Setembro, pelas 21h00, no Terreiro do Paço, na presença do Presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Carlos Moedas, e do Presidente da Carris, Pedro de Brito Bogas.

Segundo informa a Carris, "o artista transformou um elétrico do Museu da Carris, o nº 525, dos anos 20, de forma a instalar no seu interior dois animais gigantes, feitos de materiais recuperados do lixo. O animal escolhido foi o corvo, característico e iconográfico da paisagem lisboeta, e um dos elementos inovadores e mutantes da peça é o facto de ser feita com sobras de néons leds, o que permite, também, uma visualização noturna da obra. A intervenção artística contemplou a criação de um sistema de iluminação próprio (LED), totalmente sustentável, uma vez que a sua alimentação elétrica provém de painéis solares instalados na capota do elétrico.

Bordalo II foi o artista escolhido para realizar esta intervenção, tendo, precisamente, em conta o seu trabalho, assente em conceitos relacionados com a sustentabilidade, a reciclagem, o apelo a uma consciência social sobre o desperdício e as alterações climáticas.

O elétrico intervencionado, o nº 525, integra o acervo do Museu da Carris e foi o primeiro de um conjunto de carros elétricos integralmente construídos nas Oficinas de Santo Amaro, tendo estado em circulação de 1924 a 1983.

A obra “Lighted Crows, 2022 - Bordalo II” vai permanecer no Terreiro do Paço durante 1 mês, junto ao Supremo Tribunal de Justiça, sendo depois instalada na zona das Amoreiras, em Lisboa, por um período de 2 anos".

Já no dia seguinte, sábado, tem lugar o desfile de clássicos da Carris, com parte da frota do museu a sair às ruas de Lisboa (às 11h e às 16h) convidando os lisboetas a uma viagem pela história, aquela "que sempre se reinventou e evoluiu ao longo dos tempos".

A Carris é uma empresa que evoluiu para acompanhar as transformações da cidade e a vida dos lisboetas. Ao longo de 150 anos, a Carris adaptou-se, inovou, expandiu-se, participou e ajudou a moldar a cidade.


Também neste dia 17 de Setembro é inaugurada uma exposição ilustrativa da história e da evolução da CARRIS e do seu contributo para a cidade de Lisboa, na Praça da Figueira onde estará a actuar a Banda da Carris. 


Por fim e também no Sábado a edição do jornal Público distribui de forma gratuita com o jornal, uma revista que é uma edição especial dedicada aos 150 anos da Carris, que certamente ficará bem na biblioteca de qualquer entusiasta ou apaixonado pelos amarelos da nossa Lisboa.


E para não perder pitada do que se passa em redor destas comemorações a Carris disponibiliza ainda um site dedicado aos 150 anos da Companhia, para que não fique de fora desta viagem pela história nas voltas que a cidade dá.


Resta-me portanto desejar-lhe boas viagens a bordo dos veículos da CCFL.

Sem comentários:

Translate