terça-feira, 14 de abril de 2009

56: Uma tarde no "banho" de automóveis

«Informações de trânsito: Neste momento circula-se com algumas dificuldades nas principais artérias da cidade. A Avenida de Berna está parada com a fila a chegar ao Areeiro. Na Avenida da República também há dificuldades assim como nas vias de ligação á Ponte 25 de Abril...» , Poderia ser esta a informação de trânsito de qualquer rádio esta tarde. Foi um autêntico caos este regresso ao trabalho depois da pausa da Páscoa.

Tudo correu bem pela manhã, mas com o trânsito a fazer-se sentir já na Praça de Espanha por volta das 10h30 devido a uma anomalia no funcionamento da sinalização luminosa. Na Gulbenkian entra uma família de franceses com destino à Praça das Indústrias e pede-me 7 bilhetes para um dia. Comecei assim o dia a falar "franciu" para explicar que no autocarro não era possível comprar bilhetes para um dia, excepto nos de turismo.

Um pouco desolados com a situação, lá lhe sugeri que descessem em Santo Amaro, onde poderiam adquirir os bilhetes e aproveitar o resto do dia para visitarem a cidade. O repto foi aceite e lá seguiram viagem desejando-me um «Bonne Journé».

Já da parte da tarde e com o regresso das aulas marcado para esta terça-feira, o trânsito aumentou a partir das 16h30 e a chuva apareceu fortemente, o que causou um verdadeiro caos no centro da capital. Na primeira viagem com destino á Praça das Indústrias, estava parado na paragem do Campo Pequeno, quando um jovem corria em direcção do meu autocarro. Pediu-me para entrar... e «muito obrigado senhor motorista. Já me safou, porque estou todo molhadinho e nem as cuecas escaparam. Levei um banho de automóveis».

Compreendi o que quis dizer logo que falou, mas a parte das cuecas eu dispensava e quanto ao banho de automóveis, enfim, mais uma calinada no português, porque creio que ele levou foi um banho de água provocado pelos automóveis. E automóveis era o que não faltava nas redondezas, mas se tivesse levado com automóveis em cima já nem tinha corrido para o autocarro.

Na segunda e última viagem para a Praça das indústrias, na segunda parte do serviço, demorei cerca de 1 hora para fazer a Av.João XXI / Av.Berna. Sim leram bem, uma hora para fazer a ligação da Av.Roma à Praça de Espanha. Junto à Caixa Geral de Depósitos um dos passageiros pede-me que o deixe sair: «Se não se importa, eu gostaria de sair porque estou a ver que daqui não saímos...» a este seguiu-se mais um, depois outro e quando olhei para o espelho já só tinha dois resistentes, tal qual um jogo de paciência em que quem resistisse teria o prémio de chegar ao destino. :)

E à hora que eu tinha de estar a chegar ás Olaias ainda estava eu na Avenida de Ceuta. Dá para verem como estava o trânsito na cidade! E assim foi o regresso ao trabalho.

Amanhã há mais.... Boas Viagens

Sem comentários:

Translate