domingo, 22 de fevereiro de 2009

Recordando: As minhas aventuras há 15 anos atrás...

Enquanto a semana de trabalho não começa, andei a dar uma vista de olhos no meu arquivo fotográfico e encontrei uma fotografia que há uns tempos atrás encontrei pelo mundo da Internet. A fotografia que vos falo é esta que está aqui ao lado e reporta ao ano de 1994.

E questiona o leitor, o porque de eu estar aqui a mostrar esta fotografia que nada tem haver com o meu dia-a-dia de trabalho?... Até pode ter muita razão, mas para mim esta fotografia é nada mais, nada menos que uma recordação da minha infância que foi passada em Alfama. Tinha na altura 10 anos de idade e achava imensa piada aos eléctricos com o seu barulho característico do compressor, o "TxeeTxee.." do ar que saía da válvula dos travões, os bancos que viravam, e o troley a rodar para mudar de direcção. Não esquecendo claro está a faísca que ás vezes saía da agulha da rede aérea, ou quando o troley saltava.

Na retaguarda iam por vezes os "penduras", mas eu preferia ir sempre do lado de dentro e bem junto ao Guarda-freio para ver como tudo era feito. Nesta mesma fotografia, além da recordação destes tempos, uma recordação de mim próprio com apenas 10 anos. Sim sou eu que estou ali no lado direito da imagem de camisola verde. Também aqui em casa foi uma surpresa quando encontrei esta fotografia.

Adorava entrar nas Escolas Gerais e ir até á Graça e voltar, mas na volta ás vezes ia até ao Lg.Camões. Como conhecia grande parte dos guarda-freios da altura, um dia cheguei da escola e a minha avó lá me deixou ir dar uma volta de eléctrico. Sabia que não havia problema porque também ela já conhecia quem conduzia a carreira 28E. Fui até á Estrela e o pior foi quando faltou electricidade, tendo ficado uma hora parado na Estrela. Quando regressei ouvi das boas da minha avó e com razão...

Aqui fica esta memória minha, agora partilhada convosco, respeitante a este meu gosto e admiração pelos eléctricos de Lisboa e sua história, numa fotografia de Jim Halsall no ano de 1994 .

4 comentários:

André Bravo Ferreira disse...

Deve ter sido para ti uma enorme surpresa e orgulho encontrares a foto.
Continua e espero encontrar-te um dia destes numa carreira.

Grande Abraço.

Anónimo disse...

Isto há com cada uma....
Até me recuso a acreditar que há quase 15 anos (em 1994) já tinhas o "hábito mau" de apareceres em 1º plano nas fotos de quem gosta de transportes e gosta de os fotografar.
Foi o Jim Halsall, fui EU, e mais uns dois ou três, isto realmente...
Agora fora de brincadeiras, BELO ACHADO!!
Não é qualquer pessoa que tem a sorte de 15 anos depois encontrar uma foto sua, dentro de um meio de transporte que gosta bastante, e que marcou a sua infância.
Gostei, belo post, muito bem!!


Um abraço!!

Andreia disse...

Que post tão giro!!! Realmente pode-se dizer que não há coincidências!!!

Sónia e MI disse...

:)))))
que boas recordações!

Translate