
Para os muitos espanhóis que invadiram Lisboa em vésperas de Páscoa, ver o guarda-freio em pé a dar à roda, ou "à carica" como um colega chegou a apelidar na formação, é sempre motivo para rir e fotografar, até porque eléctricos como os nossos não há em lado nenhum. Para muitos deles a viagem durou apenas uma paragem entre o terminal dos Prazeres e a Igreja de Santo Condestável, de onde levei o carro «reservado» e a manual até à estação de Santo Amaro, onde tinha já um eléctrico pronto para que não se perdesse mais tempo.
Hoje senti realmente a adrenalina de segurar uma "casinha andante" perante as pessoas que embora vejam algo diferente no eléctrico metem-se de propósito à frente do eléctrico, quase como que pensassem: "deixa lá por este a dar ao braço..." Afinal os carros são como as pessoas. Para avariarem, basta estarem bons!

Na Rua da Alfândega, um senhor aproxima-se do eléctrico e consigo trazia o seu filho ao qual lhe daria uns 5 ou 6 anos. A criança via pela primeira vez um eléctrico quando tinha passado pela Praça do Comércio e o pai fez-lhe então o favor de parar o carro em frente à Casa dos Bicos e esperar que chegasse um eléctrico. Foi então que depois de me ter contado a história, me pede autorização para tirar uma foto ao rapaz na entrada do eléctrico.
Alegre, o rapaz sobe o estribo do eléctrico 574 e encosta-se à porta, mas como a criança gostou mesmo do eléctrico, até teve direito a uma foto sentado na cadeira do guarda-freio, com a minha ajuda. E retribuiu com um sorriso de orelha a orelha e a prova de que um simples gesto vale muita coisa. Aos pulos lá foi ele de mão dada com o pai para o carro, mas sempre com um olhar de esguelha para o eléctrico e dizendo-me adeus. Será que temos guarda-freio? O futuro o dirá!
Por hoje chega de tranvias, mas amanhã há mais! E para os que ás vezes perguntam para que serve aquela roda ao lado da porta de entrada, aqui está neste post a explicação. Trata-se da roda de freio manual, habitualmente utilizada como travão de parque e que é usada nestas situações pontuais.
Aproveito então para desejar a todos os leitores do blog diariodotripulante.blogspot.com, uma Páscoa Feliz e votos de boas viagens, seja de eléctrico, tranvia, strassenbahn ou tramway, mas que seja nos nossos porque são únicos!
4 comentários:
Estava a ver que não te calhava uma situação destas para suares um bocadinho.
Andas sempre tão descansadinho a conduzir os Ferraris amarelos, não pode ser nada... :)
Abraço.
Vasco Lopes
Já aprendi uma coisa hoje!
E que bela história também essa a do miúdo!
Também não sabia para que servia a "roda ao lado da porta", aprendi uma nova.
Como o tempo passa, 5ª semana já...
Boa Pascoa a todos.
Abraço.
Uma bela história e uma bela explicação..
Já agora, não sei se soubeste, não apanhaste impedimentos, mas eles existiram.. o 4201 e o 4202 (701 c1) creio foram desviados da 701 para a 25E.
Uma Boa Páscoa e boas campainhadelas. Um abraço.
Enviar um comentário