domingo, 10 de outubro de 2010

Sinta-se na pele de um guarda-freio e ligue a corrente para uma viagem na carreira 28E

Ao que parece já nem a chuva afasta os milhares de turistas que nos fazem lembrar um Verão que ainda agora partiu, quando estamos em pleno Outono já com os assadores de castanhas a darem outro cheiro às ruas por onde passa o eléctrico 28 na sua longa viagem entre o Martim Moniz e os Prazeres. Não admira portanto que o comentário mais ouvido pelos lisboetas que têm o 28E como seu transporte diário entre casa e trabalho, seja o de que «agora já não há Verão...É todo o ano cheio como sardinha em lata».

Entre os muitos que se transportam no 28E, que como sabem é para mim a mais emblemática carreira da rede da Carris, muitos há que de forma curiosa tentam saber como funciona o eléctrico e para que serve cada um dos botões da consola de trabalho que temos à frente, entre um controller, que com a sua manivela permite ligar e desligar a corrente, e uma roda de freio manual, pouco utilizada durante as viagens, mas que é indispensável no eléctrico.
As crianças são as mais desavergonhadas para fazerem as perguntas e os adultos aproveitam-se muitas vezes delas para terem respostas às perguntas que lhes surge durante as viagens. Os estrangeiros deliram com o eléctrico e quando chegam ao terminal por vezes até pedem para tirar uma fotografia junto à consola de trabalho. Provavelmente muitos deles chegam a casa e pesquisam no YouTube vídeos sobre o eléctrico 28E, o eléctrico que uns chamam «desejo» e outros de «montanha russa».

Como tal o que proponho neste domingo cinzento de Outono é que se sintam na pele de um guarda-freio durante cinco minutos e para tal basta estarem sentados em frente ao computador a assistir ao vídeo que mostra um pouco do percurso do 28E, transmitido pelo olhar do guarda-freio. Com o aceleramento da imagem que na realidade seria quase impossível dado o circuito sinuoso da carreira, convido-vos então a partir dos Prazeres rumo ao Martim Moniz. E não se esqueça caro/a leitor/a, tem de saber onde fica a paragem do Castelo porque vão-lhe perguntar imensas vezes durante a viagem.

 

Mas... afinal não chegou ao castelo! Pois a ideia é agora fazer o resto da viagem com mais calma e ao vivo, porque posso garantir-lhe que será bem mais interessante do que estar sentado em frente ao computador, sem ouvir o inglês cruzar-se com o espanhol enquanto o português chama a atenção ao italiano por este lhe ter passado à frente na entrada para o eléctrico. E isto tudo, claro está, só é possível na carreira 28E e por apenas 1,45 €!

Boa viagem a bordo dos eléctricos da CCFL! 

n.d.r.: Vídeo gravado através de um telemóvel colocado ao lado da chapa da carreira junto ao para-brisas frontal, durante uma viagem na 28E, não interferindo com a condução nem com a prestação de um serviço público de qualidade.

2 comentários:

CR 35 disse...

CHHIII!! já nem me lembrava bem do percurso, para já soube a pouco e a chapa da frente corta um bocado o passeio com os dois marmanjos na plataforma de trás ,mas enfim faz parte do filme ,boas viagens a bordo dos amarelos da CCFL

Anónimo disse...

isso ficava bem era com um fadinho da AMÁLIA... :-).boas viagens.
Marques.

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