quinta-feira, 24 de maio de 2012

[Off Topic]: Colina acima e abaixo com o 12E, na revista TimeOut

A revista TimeOut Lisboa, publica na edição desta semana uma reportagem na Cidade de Lisboa sobre os locais que se podem visitar, se quiser ser turista por um dia e fugir às enchentes de quem nos visita e à habitual confusão do eléctrico 28E. «Próxima paragem: postais de Lisboa», é o título da reportagem de Renata Lobo que entrou a bordo do 12E, de Nuno Castro que apanhou o Barco e de Ana Luzia que fotografou as duas formas alternativas de descobrir Lisboa.

E foi com o guarda-freio Malta que a Renata Lobo iniciou a viagem pela rota do Castelo. «Inaugurada em 1915, a carreira 12 fazia o percurso do Rossio a São Tomé...» Seguiram-se depois alguns encurtamentos e há alguns anos a esta parte, o 12 passou a ser circular numa viagem que dura aproximadamente 17 minutos se não houver interrupções. A principal procura desta carreira é para chegar de forma rápida e directa ao Largo das Portas do Sol, a paragem mais próxima do Castelo. 

«"Castelo!", anuncia ao parar o guarda-freio Malta, efectivo nesta carreira há quatro anos e que confirmámos ser fluente em inglês, francês e espanhol...» , escreve a TimeOut Lisboa nesta sua edição n.º243, acrescentando que a viagem no 12E, suporta «20 lugares sentados e 38 de pé, entre turistas e residentes, numa viagem onde, por vezes, a proximidade dos edifícios nos permite escutar a vida de Lisboa antiga.»

A carreira 12E funciona de segunda a sexta das 8.00 às 20.45; Sábados, Domingos e Feriados das 9.00 às 20.15 . A tarifa de bordo custa 2.85€ e é válida apenas para a viagem em que é adquirida e o bilhete pré-comprado custa 1.25€ e é válido por uma hora após a primeira validação. Mais informações estão disponíveis no site oficial da Carris em www.carris.pt  

1 comentário:

CR 35 disse...

É sempre bom as revistas avivarem a memória dos Presidentes da CML e CCFL,porque por vezes esquecem-se que existem eléctricos em Lisboa, além de darem mobilidade a turistas e cidadãos comuns embelezam as ruas e a cidade como proporcionam um autêntico rodopio tipo "feira popular"como se de uma montanha russa se tratasse.

Translate