Se
pela manhã o serviço foi na carreira 15E, para a tarde desta quinta-feira tinha
agendada a visita técnica, se é assim que se pode chamar, à CCT – Central de
Comando de Tráfego. Numa iniciativa da Carris em conjunto com o pessoal
tripulante, durante um período de 3 horas, ficam de lado os volantes e as
manivelas. O lugar é num dos POP’s – Posto de Operações, que no fundo são
secretárias da central por onde passam todas as carreiras da Carris. Trocam-se
ideias, esclarecem-se dúvidas e no final ambas as partes acabam por se conhecer
melhor.
Se
num posto há só carreiras de autocarros, no outro do lado já há eléctricos à
mistura e cada controlador com uma média de 40 a 50 carros por controlar, que
nos écrans são bandeiras que se vão deslocando sobre uma linha, na qual estão
assinaladas as principais paragens. Se a bandeira está azul, o veículo está em ponto,
mas se o azul dá lugar ao amarelo, já circula com ligeiro atraso. O vermelho é
sinónimo de um atraso já significativo e por vezes, há que se recorrer ao
encurtamento na viagem seguinte.
Do
outro lado da sala, toca o telefone. Alguém perdeu uma carteira com os seus
documentos a bordo da carreira 742. O controlador da carreira envia por escrito
um status aos tripulantes... «Se encontrou carteira com documentos, contacte a
C.C.T. Obrigado.» E mal o telefone desliga, cai outra chamada na “artéria aorta”
do tráfego da Carris. Desta feita alguém do exterior dá conhecimento de uma
anomalia num dos painéis informativos. O chefe de turno encaminha o carro da técnica
ao local para se inteirar da situação.
Enquanto
questiono a colega que estava de serviço no POP que me foi atribuído
acompanhar, sobre a questão dos encurtamentos da carreira 25E, surge um pedido
de fonia da carreira 755. O tripulante informava que após um cheiro estranho e
respectiva vistoria ao veículo, constatou que o mesmo estava vomitado. Não há
outra alternativa. A controladora de serviço, manda efectuar a troca na estação
da Musgueira. É solicitada à chapa seguinte que avance mais cedo alguns minutos para reduzir o "estrago" da falta do autocarro.
«732
chapa 10 está reparada a avaria. Pronto Socorro já esteve no local», informa do
outro lado o colega de serviço na mesa das avarias. Sem tempo de ir até
Caselas, ordena-se o encurtamento ao Restelo. E assim passava a tarde. A
Central de Comando de Tráfego não pára, à semelhança dos autocarros e eléctricos
que lá fora vão continuando a transportar milhares de pessoas, e para as quais
todos trabalhamos. Conscientes de que trabalhando em equipa, conseguimos
melhores resultados, esta visita acabou por ser bastante produtiva, não só
para os tripulantes terem um contacto mais próximo com quem habitualmente está
do outro lado do rádio, mas também para transmitir as dificuldades por vezes sentidas nas comunicações e no decorrer do serviço.
À
minha frente os três écrans mostravam o estado real das carreiras 15E, 726,732,
755, 724, 734, 770, 778 e 400 quer através das espinhas, quer através dos
mapas. Sobre a secretária papéis com horários e anotações. Pedidos de partidas
antecipadas, pedidos de fonia, rendições, saídas e recolhas, iam surgindo no écran à medida que os minutos iam passando. A tarde foi no entanto calma,
talvez por não apanhar a hora de ponta, onde imagino que as interrupções,
pedidos e fonia, atrasos e o stress aumentem significativamente, sobretudo quando andamos
no terreno e conhecemos as dificuldades que surgem na cidade de Lisboa.
No
final o balanço foi positivo para todos os que visitaram a central, numa visita
através da qual se trocaram ideias, tiraram dúvidas e onde se sentiu um pouco
mais o pulsar de uma das principais artérias da Companhia Carris de Ferro de
Lisboa. E se hoje o dia terminou à escuta de quem andava lá fora, amanhã alguém lá estará para me escutar se assim for necessário, sempre com o objectivo de servir os nossos clientes que nem sempre compreendem um atraso, uma avaria ou um imprevisto.
[n.d.r.]: Quero agradecer a forma como fui recebido pela CCT, assim como pela colega de serviço no POP que me foi atribuído, que esteve disponível para esclarecer todas as minhas dúvidas e questões.
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