terça-feira, 10 de janeiro de 2023

Até sempre amigo e "chefe" Gama!

Hoje despedi-me de um Amigo... Hoje despedi-me de um colega, de um formador, de um ser humano incrível. Foi aquele dia que nunca queremos que chegue, sobretudo quando se trata de alguém que gostamos e com quem convivemos. O chefe Gama, como carinhosamente era conhecido partiu, mas apenas fisicamente. Ele vai continuar para sempre entre nós, sobretudo entre a sua família, amigos e entre nós tripulantes e colegas que durante anos convivemos com ele, mas acima de tudo, que aprendemos com ele. 

Hoje em cada gabinete, em cada rua, em cada autocarro ou eléctrico há um pedaço do que ele nos deu, do que nos instruiu, da sua simpatia, do profissionalismo, enfim do bom Ser que era. Vítima daquela maldita doença prolongada, não pôde gozar como merecia a sua reforma. Um lutador, toda a vida onde com orgulho nos contava que tinha começado na Carris como limpa-vias. Foi humildemente progredindo terminando a sua carreira como coordenador da Formação.


Costuma-se dizer que as homenagens são para serem feitas em vida. Mas com o Sr. Gama foram feitas em vida e serão feitas sempre, porque jamais será esquecido. Entre as diversas mensagens que li pelas redes sociais de quem teve a honra de conviver com ele ou de quem com ele se cruzou, destaco uma. "Dizem que na vida não há insubstituíveis. É porque não conheceram o chefe Gama", subscrevo. 

Foi a pessoa que me recebeu na Carris em 2007, quando entrei na sala de formação para motoristas de pesados de passageiros. Ao longo dos anos foi não só partilhando comigo a sua paixão pelos eléctricos, mas também os seus conhecimentos em diversas acções de formação. Tive grande parte das formações com o Sr. Cardoso, mas com o Sr. Gama recordo a formação inicial dos carros históricos do Museu em 2019. De um conhecimento e técnica inquestionável, formou milhares de tripulantes que hoje são o rosto da Carris. Depois, bem... depois ia-me cruzando com ele nas ruas de Lisboa, onde sempre trocava aquele simpático sorriso de bigode farfalhudo perguntando sempre "Então Rafael como é que estás?" Sabia do meu gosto pela área da formação e perguntava-me sempre "Já tiraste o cap de formador? O meu lugar vai ficar livre...", sempre sorrindo.

Reformou-se e ligou-me um dia a agradecer a edição do vídeo que fiz com as mensagens de vários colegas em jeito de homenagem. Fomos trocando pontualmente umas mensagens, sobretudo para partilhar o seu estado de saúde. O Sr. Gama era daquelas pessoas que ninguém queria perder o contacto. Foi o rosto da campanha publicitária do Natal no El Corte Inglês com a sua neta Madalena no Natal de 2021. E tinha estado com ele pela última vez no passado mês de Setembro a quando do desfile dos eléctricos do Museu, no âmbito dos 150 anos da Carris. 

Hoje voltei-o a ver como não desejava nunca vê-lo. Mas a vida é assim... nem sempre justa. Mas sei que a imagem que vou guardar para sempre do chefe Gama não é a de hoje, mas sim aquela que o caracterizava no dia-a-dia. Tentarei sempre, na Carris ou por onde quer que passe, transmitir um pouco dos valores que me transmitiu. O mundo ficou mais pobre, o céu ganhou uma grande Estrela. E Lisboa ganharia muito ao ter uma rua com o seu nome, porque afinal de contas, em cada esquina onde haja um amarelo, está lá um pedaço do nosso amigo Gama.

A última acção de formação que me deu em 2019

À D. Alice e ao Ricardo, as minhas sinceras condolências por esta enorme perda. Até sempre amigo Alfredo Gama.


1 comentário:

CR 35 disse...

Muito poucos atingirão o estatuto do Gama, ficará sempre ligado à Carris .

Translate